Nutrição e imunidade no inverno

                                  

Raquel Corrêa*

No inverno é comum os relatos de gripes e resfriados. Por isso, nesta época do ano, é preciso reforçar a imunidade para combater tais doenças sazonais. Nos últimos anos, tem-se verificado um crescente interesse pela medicina popular, com a utilização de produtos naturais para o controle de enfermidades. Entre estes produtos, o própolis apresenta grande aceitação devido a suas propriedades terapêuticas, como: antimicrobiano, antioxidante, antiinflamatório, imunomodulador, e cicatrizante.

Segundo Sforcin et al. (2005), o própolis, como estimulante da imunidade, melhora a fagocitose e a produção de anticorpos. Além de aumentar a capacidade de modulação das citocinas aumentando a reatividade imunológica sem efeitos colaterais.

A propriedades terapêuticas do própolis têm sido utilizadas na elaboração de formulações com grande aplicabilidade e resultados positivos nos tratamentos de afecções respiratórias. Usada fundamentalmente em gotas, xaropes, cápsulas, tabletes e aerossóis (spray).

*Raquel Corrêa é nutricionista do CF Kabuto

 

FONTES:

Barbosa MH, Zuffi FB, Maruxo HB, Jorge LLR. Acta Paul Enferm. 2009;22(3):318-22

Lustosa SR, Galindo AB, Livio CC, Randan KP, Rolim Neto PJ. Própolis: atualizações sobre a química e farmacologia. Laboratório de tecnologia dos medicamentos, Universidade Federal de Pernambuco, Recife – PE. Rev. Bras. Farmacologia. 2008; 18 (3): 447 – 454.