KBT 31: Orientações Nutricionais

                              

Se você é um dos participantes do programa de emagrecimento KBT 31, parabéns! Estamos felizes que queria mudar seus hábitos e tenha aceitado esse desafio. Já iniciamos o programa com as avaliações físicas e a partir da próxima semana, você vai passar a ter uma rotina saudável de alimentação, autoconhecimento e treinos intensos. Tudo isso com a metodologia #Kabuto de treinos. Vamos nessa?

 

Antes de partirmos para a parte prática, é preciso se atentar para algumas orientações nutricionais. Confira:

 

• A alimentação deve ter um bom fracionamento, por exemplo: 3 refeições principais e 3 pequenos lanches intermediários;

• Evite "pular" refeições, principalmente o café da manhã, pois aumentará a fome e a vontade de comer na próxima;

• Evite “beliscar” fora de hora, pois provavelmente o que você está sentindo é desejo. Diferencie fome e desejo de comer;

• Comer devagar e mastigar bem os alimentos ajuda a comer menos, pois percebemos que estamos satisfeitos/saciados antes de cometer exageros;

• Procure fazer as refeições em lugar tranquilo, sem pressa, nem se ocupando de outros assuntos, para não comer sem perceber;

• Inicie as refeições pelas saladas e prefira comê-las cruas. Assim aumenta-se o consumo de fibras e melhora a saciedade;

• Consumir os alimentos nas quantidades indicadas, pois pequenas quantidades a mais, somadas, podem prejudicar o emagrecimento;

• Ingira água constantemente ao longo do dia, para a manutenção das funções vitais do organismo; mas sempre no intervalo das refeições;

• Evite o consumo de alimentos ricos em açúcar, tais como doces em geral, balas, milk-shake, açúcar de mesa em si e álcool, pois podem causar desconfortos intestinais, além de serem extremamente calóricos, prejudicando na perda de gordura;

• Evite alimentos gordurosos ou fritos. Evite excesso de manteiga, cremes, salgadinhos, etc;

• Não abuse no uso de sal e condimentos, pois estes aumentam a necessidade pelos doces;

• Dê preferência para alimentos ricos em fibras: arroz integral, batata doce, batata baroa, inhame, mandioca, pois as fibras asseguram um bom funcionamento intestinal e auxiliam na prevenção e tratamento de doenças como o aumento do colesterol, além disso, os alimentos ricos em fibras tem digestão mais lenta e reduzem a sensação de fome;

• Substitua alimentos ricos em farinha branca (pão francês, biscoitos tradicionais, salgados, macarrão, miojo) por alimentos feitos com farinha de trigo (pão integral, biscoitos integrais, macarrão integral), pois são ricos em fibras também;

• Pratique exercício físico frequentemente, pois ele causa um gasto de energia que contribui bastante no processo de emagrecimento e alivia a ansiedade, porém, nunca em jejum. O exercício contribui em 30% para o emagrecimento, libera endorfinas no sangue, substâncias que reduzem a ansiedade, melhoram a disposição e a qualidade do sono;

• Não durma logo após uma refeição, pois no sono nosso metabolismo (gasto energético) diminui, podendo levar a uma digestão ineficiente e também a um possível armazenamento de gordura, já que a energia ingerida não será totalmente utilizada.

 

* O Kabuto não divulga, nem recomenda dietas. Somos uma academia onde compartilhamos informações sobre alimentação. Para dietas especificas ou desafios como o KBT 31, recomendamos que você consulte  um nutricionista, para que ele acompanhe a dieta com foco em você. Boa sorte!